10.1. Movimentos Anteriores

Os movimentos anteriores montanismo (sec. II), pietismo (sec. XVI), puritanismo morávio (séc. XVII) e metodismo (séc. XVIII), como precursores do pentecostalismo, despertaram os cristãos “a buscarem uma nova dimensão espiritual;

O Batismo com o Espírito Santo: essa segunda obra da graça, posterior à conversão, libertaria os crentes de sua natureza moral imperfeita, que os têm induzido ao comportamento pecaminoso;

Um fortalecimento moral foi verificada nos lares dos cristãos nos EUA. Charles Finney (pregador metodista), pregava a necessidade de uma vida santificada e o batismo com o Espírito Santo;

Preocupado com a formalidade e frieza presentes na Igreja, Charles passou a usar métodos inovadores, como realizar cultos previamente anunciados por distribuição de folhetos, linguagem coloquial na pregação, horários não padronizados para os cultos, citar os nomes das pessoas nas orações públicas e nos sermões, e o “lugar dos aflitos” ao qual as pessoas com perguntas poderiam ir;

Estima-se que entre 1857 e 1858, que Charles Finney tenha ganhado 50 mil almas por semana para o Senhor Jesus.

É nesse tempo que surge o movimento Holiness, o movimento de santidade e enfatizava a imprescindível busca pela santidade com o objetivo de reformar a Igreja;

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Charles Finney pregando um de seus sermões

10.1.1. Movimento de Santidade (Holiness)

Os pastores do movimento Holiness (santidade), ensinavam que a causa das enfermidades presentes na Igreja era a ausência de santificação total e também a falta de poder espiritual;

Por isso insistiam na necessidade de uma vida consagrada e afastada do pecado, e, para tanto, passaram a pregar a orientação do Espírito Santo;

Santifica a sua vida e receba a cura divina. Daí vem o quadrilátero pentecostal Assembleiano: Jesus Salva, Cura, Batiza com Espírito Santo e em breve Voltará é a junção de todos os ensinos destes homens.

A vida controlada e guiada pelo Espírito Santo passou a ser doutrina central das Igrejas independentes;

Esse ensino provocou desvios entre alguns de seus seguidores;

Surgiram excessos a ponto de alguns se rebelarem contra as autoridades eclesiásticas, rejeitando as ordenanças e em alguns casos extremos (perigo !!) desconsiderando até mesmo a Bíblica como regra de fé;

No entanto, essa distorção foi vencida pelos próprios excessos;

Por outro lado, a experiência demonstrou o potencial explosivo de dependência aos dons espirituais;

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Cruzadas evangelísticas do movimento Holiness

10.1.2. Movimento da Fé Apostólica

Ainda mais, a emoção e a liderança do Espírito, esses fatores foram inerentes ao surgimento do pentecostalismo, poucos anos depois;

O movimento da santidade (Holiness) surgiu muitas cruzadas, chamadas “cultos do fogo”, Moody (grande teólogo americano) foi batizado com o Espírito Santo nesta época.

No início do século XX dezenas de estudantes da Escola Bíblica fundada pelo pastor Charles Fox Parham falaram línguas desconhecidas como sinal do batismo no Espírito Santo, seguindo-se daí outros avivamentos que atraíram milhares de cristãos.

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Parham (no meio) com sua esposa e alunos de do instituto Bíblico Bethel em Topeka – Kansas

Parham cria que o Espírito Santo concederia o dom de línguas com idioma humano (xenolalia), fundou em Topeka-Kansas, o Bethel Bible College;

Em 31 de dezembro e 1900, para aguardar a chegada do novo século (XX), Charles Parham e seus alunos realizaram um culto de vigília no Bible College;

Na ocasião, a estudante Agnes Ozman pediu que lhe impusessem as mãos para que recebesse o Espírito Santo;

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Irmã Agnes Ozman – primeira irmã batizada com o Espírito Santo no Instituto Bíblico Bethel

Durante a oração, para alegria de todos, ela (Agnes Ozaman) falou em línguas desconhecidas;

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Charles Parham

O fenômeno repetiu-se nas reuniões seguintes. Cerca da metade dos 34 alunos do Bible College recebeu o batismo com o Espírito Santo, inclusive o diretor Charles Parham;

Após essa experiência, Parham empenhou-se em espalhar o movimento;

No fim de 1903 aconteceu um avivamento em Galena (Kansas) que enfatizava o batismo com o Espírito Santo e a cura divina;

O movimento de 1903 atraiu milhares de cristãos e impulsionou o ministério de Parham;

Em 1905, com o propósito de treinar evangelistas-missionários, Parham fundou uma Escola Bíblica em Houston, Texas;

Os treinamentos duravam dez semanas;

A princípio, o movimento recebeu diferentes nomes: Movimento da Fé Apostólica, Movimento Pentecostal ou Chuva Serôdia;

Nesse período o EUA vivia o período da segregação racial. Lá na Escola Bíblica os alunos eram brancos, mas apareceu um negro, cego de um olho, que queria assistir aulas, ficou sentado na porta.

Nesse período o EUA vivia o período da segregação racial. Lá na Escola Bíblica os alunos eram brancos, mas apareceu um negro, cego de um olho, que queria assistir aulas, ficou sentado do lado de fora, na janela, se equilibrando com suas anotações.

Mas do lado de fora assistiu o professor ensinar que Jesus batizava com o Espírito Santo.

Depois deste período de estudo, Deus levantou William Seymour, com o coração cheio de fé, munido do conhecimento que recebeu, fundou a Igreja Missão Evangélica da Fé Apostólica na Rua Azuza em Los Angeles.

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Pr. J. William Seymour e sua esposa Jennie

Leia também: #01 A Fundação da Igreja:  Atos dos Apóstolos pt.1 – Sec. I

10.2. O avivamento da Rua Azusa – Los Angeles

O principal líder foi o pastor Joseph William Seymour, que fora aluno da Escola Bíblica liderada por Charles Fox Parham;

Ao experimentar o batismo com o Espírito Santo, Seymour alugou um salão na Rua Azuza, em Los Angeles para a pregação pentecostal;

Foi em abril de 1906, que o grupo liderado por Seymour alugou um rústico edifício de madeira, no número 312 da Rua Azuza, no centro de Los Angeles;

Esse prédio havia abrigado uma Igreja metodista negra e posteriormente fora usado como cortiço e estábulo;

Os cultos incluíam três ou quatro sermões ministrados pelos cooperadores de Seymour, que era o principal pregador;

O movimento era conhecido como Missão da Fé Apostólica.

A imprensa local costumava divulgar notícias pejorativas e profundas críticas ao movimento.

O principal jornal da cidade mandou um repórter averiguar o fenômeno de falar em outras línguas nos cultos da Rua Azuza;

O artigo, intitulado “Estranha babel de línguas”, repudiou o sermão de Seymour, classificando-o como “confusão bíblica e gritos”;

Contudo, o artigo do jornal funcionou como propaganda, pois em seguida afluíram aos cultos dirigidos por Seymour cristãos de todas as raças e denominações, que, curiosos, queriam saber o que estava acontecendo;

As igrejas tradicionais começaram a perder membros, alguns pastores dessas igrejas foram para ver e muitos também ficaram lá.

As multidões lotavam o salão de cultos e experimentavam o batismo no Espírito Santo;

A mensagem ali ouvida era transmitida para outros lugares do país e do resto do mundo;

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Fachada da congregação da Rua Azusa no centro de Los Angeles/CA, e publicação em jornal da época

Uma das características mais impressionantes das primeiras reuniões pentecostais foi o caráter interracial em tempos de acentuado racismo nos EUA. Frase famosa na época “a linha divisória da cor havia sido lavada pelo sangue de Jesus”.

Considera-se, então, que o avivamento da Rua Azuza foi o movimento pentecostal de maior relevância em virtude de sua abrangência internacional;

No entanto, é preciso salientar que os avivamentos não estavam restritos aos EUA, existem dados que indicam, por exemplo, avivamentos entre batistas na Suécia e em outras partes do mundo;

E, ainda, temos informações relevantes que os batistas suecos, residentes nos EUA experimentaram o pentecostes antes mesmo do movimento da Rua Azusa;

Neste caso, as Assembleias de Deus no Brasil, fundada em 1911 por Gunnar Vingren e Daniel Berg, embora influenciados pelo movimento da Rua Azusa, são originalmente anteriores a tal movimento; (informações mais recentes – materiais em sueco).

10.3. A Chegada de Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil

Daniel Berg e Gunnar Vingren, quando experimentaram o batismo com o Espírito Santo em chicago e desembarcarem no Brasil em novembro de 1910, Gunnar Vingren, era Bacharel em Teologia, formado em Chicago.

Chegaram em Belém do Pará com esta mensagem pentecostal.

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Seis meses depois que chegaram ao Brasil pregando o Batismo com o Espírito Santo, nada tinha acontecido.

Houve uma noite que foram fazer um culto no lar, na casa da irmã Celina Albuquerquer, que era professora da Escola Dominical da Igreja Batista, estava afastada por um tumor nos lábios.

Eles mal sabiam o português. Ao final da mensagem disseram a ela: “a irmã crê que Jesus Cura?”. E ao final da oração Jesus operou o milagre instantaneamente e o tumor desapareceu.

A mensagem tinha sido: Jesus Salva, Cura e Batiza com o Espírito Santo. E ela assentou no coração que só faltava o Batismo com o Espírito Santo.

Determinou a não sair de casa até ser batizada, sua amiga Maria Nazaré ficou em oração com ela, e numa quinta-feira pela madrugada enquanto elas oravam, Jesus batizou a irmã Celina Albuquerque com o Espírito Santo, com a evidência das línguas estranhas.

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Irmã Celina Albuquerque – Primeiro batismo com o Espírito Santo no Brasil

Houve um alvoroço naquela Igreja Batista, e no domingo próximo, a irmã Celina Albuquerque voltou para assumir suas funções com sua revista e sua Bíblia, curada e batizada com o Espírito Santo.

Seu pastor, porém, não permitiu que entrasse para dar aula. Ela o informou que havia experimentado e estava na Bíblia, mas não foi permitida dar aula.

A liderança da Igreja, então, marcou uma reunião para uma terça-feira a noite. Naquela reunião, houve uma votação 20 irmãos dos 34 membros da Igreja concordaram com o Batismo e as línguas estranhas, e foram excluídos com os missionários da Igreja.

Aqueles irmãos juntamente com os missionários ficaram para o lado de fora da igreja, sem saber para onde ir, os missionários moravam no porão da igreja e agora estavam na rua.

• A irmã Celina Albuquerque disse: Jesus me salvou, me curou, me batizou com o Espírito Santo, e agora a minha casa é a casa dos pastores.

• E ali foi fundado o primeiro ponto de pregação que recebeu o nome: Missão da Fé Apostólica.

• O foco de evangelização era o que a igreja local não estava fazendo, os pobres, os necessitados, os marginalizados foram evangelizados.

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• A imprensa de Belém do Pará também mandou um repórter para assistir um culto na Igreja, e também falou mal da Igreja, mas os efeitos também foram inversos, o povo foi assistir e muitos foram batizados com o Espírito Santo.

Semana que vem, penúltima aula: ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL